sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

The end!


Às 00 horas de hoje encerramos mais um década. Uma década de alegrias, de conquistas, de tristezas, enfim, de vida. Afinal, viver é tudo isso e mais um pouco. Como não relembrar aquela viagem à Caldas Novas em 2001; a chegada ao Ensino Médio no ano seguinte; aquela tão sonhada viagem em 2002, onde eu pude conhecer minha linda Londres; o ano em que mudei para o colégio que eu tanto queria, 2003; aquelas pessoas que fizeram parte de minha adolescência até 2004; o tão esperado trote em 2006, enfim a conquista de uma universidade; a saída da casa de meus pais, a dificuldade de viver sozinho em uma cidade estranha; as pessoas maravilhosas que passaram a fazer parte da minha vida e me ajudaram a superar a dor da distância; a separação dos meus pais em 2008 que me trouxeram dias negros e lágrimas nos olhos; os desapontamentos com alguns que se diziam amigos; a surpresa em ver que alguns eram melhores do que eu imaginava; o retorno a minha terra Natal em 2009, juntamente com o estágio no Ministério Público; a grande viagem à Florianópolis em 2009/2010 com mãe e irmãos, onde cada minuto ficou guardado em minha memória; o concurso conquistado em 2010; o retorno a Campo Grande depois de anos; a saída da UEMS sem terminar o último ano; os novos amigos e companheiros conquistados no Rotaract. Assim foi uma década de conquistas, alegrias, decepções, tristezas. Eu digo que vivi intensamente esses dez anos, assim como quero viver mais uma década rindo, chorando, caindo, levantando. 2011 está chegando com tudo e planos não me faltam. Só me resta criar disposição para fazer da minha próxima década melhor que esta que se encerra.



FELIZ ANO NOVO!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto Rondon - minha vida marcada para sempre.



E como não lembrar de tudo aquilo que vivemos. Aquilo que encontramos e que nos chocou tanto. Era tanta miséria, tanta tristeza naqueles olhares. Chegamos para levar esperança, solução na velocidade da luz. Governo corrupto, cidadãos manipulados, eramos a luz no fim do túnel. 15 pessoas, 1 anjo e 1 município inteiro precisando dos nossos conhecimentos. Juntos eramos a força, onde um apoiava o outro. Duas cidades, duas culturas, dois grupos, duas universidades que se conheceram ali, em Central/BA. Amizades que carregarei comigo para sempre, das quais jamais me esquecerei, mesmo sabendo que alguns nunca mais verei. Fizemos festa, descobrimos que aquele povo mesmo vivendo da maneira como viviam eles arrumavam espaço para se divertir, dançar o Rebolation e ser feliz. E daí que a música era ruim, eu adorei, eles adoravam e dançavam, sem se preocupar se amanhã teriam o que comer ou não. É triste conhecer o Brasil na sua forma mais cruel, conhecê-lo pelas mazelas. Mas é um aprendizado que o Projeto Rondon nos proporcionou. Depois de Janeiro de 2010 minha vida nunca mais foi a mesma. Os meus problemas já não eram tão grandes assim. Falta grana? E daí, meu prato ta cheio. To com fome! Tem pessoas morrendo desnutridas, dê graças por você chegar em casa e encontrar comida. Não quero estudar. Dê sua vaga a quem não tem condições de estar ai então. As fotos que postei abaixo são do Projeto Rondon. E quem tiver a oportunidade de fazê-lo , não desperdice. É uma aula de Brasil. Uma lição de vida e de cidadania, como o próprio lema diz. Queria que meus companheiros 'rondonistas' lessem isso aqui hoje e tivessem a certeza de que eles jamais serão esquecidos, JAMAIS. AMO VOCÊS!!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Construindo nossa história!



"Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção" (Milton)
  Dedico esse post, em especial, aos meus queridos amigos. Aqueles que fazem da minha vida uma eterna alegria. São pequenas coisas que provam o verdadeiro sentido da amizade: o elogio antes de sair de casa, o ombro nas horas de tristeza, a sinceridade etc. Tenho que admitir que meus amigos já me provaram que de fato posso confiar neles. Sei que não são muitos, mas quem falou que quantidade importa? Se reclamamos por estarmos nos sentindo muito sozinhos, duvido que você não tenha ao menos uma pessoas para chamar de amigo. Vá até ela e tenha companhia. De que adianta ser popular e não ser capaz de confiar em ninguém. Orgulho-me de ter amizades de Dez anos que continua forte. Sou feliz ao lado daqueles que me fazem feliz e digo que meus amigos vêm em 3º lugar na minha vida, sendo primeiro Deus e segundo minha família. Parte do que sou hoje devo a eles, meus companheiros e irmãos, em quem já chorei nos ombros, já ri das piadas, já emprestei os ombros para chorar. Sei que com o passar dos anos, estes que hoje estão ao meu lado podem partir, mudar-se de cidade, mas tenho certeza que quando a amizade é sincera e verdadeira, não importa o tempo e a distância, a amizade e o amor sempre prevalecerá. Obrigado meus queridos amigos! Obrigado por fazerem parte da minha história! E agora chega de conversa que vou ali preparar um ‘churras’ com a galera.

domingo, 11 de julho de 2010

Seja patriota agora!


   E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José ?
(CDA) 
Chega ao fim mais um mundial de futebol. Para o vencedor a glória, para os que ficaram pra trás, o choro amargo da derrota. Para o Brasil acabou dia 02 em um fatídico 2x1 para Holanda. Fim da linha brasileiros, acabou a festa. Voltemos ao trabalho, aposentemos as vuvuzelas, vamos tirar aquela velha bandeirinha desfiada do carro. Daqui 04 anos voltamos a ser patriotas. Bem que nesse período podíamos ir treinando, né? Cantar o hino em frente ao espelho. Escolher passar as férias no Nordeste ao invés de ir passar frio em Bariloche. Conhecer mais a cultura do país em que vivemos e do qual usufruímos bastante. O Brasil não é só aquilo que a mídia nos mostra; não é um campo de guerra entre traficantes e policiais; nem um palco de barbaridades com jogadores de futebol assassinando amantes. O nosso país é mais que isso! É palco de artistas bonitos e talentosos, de culturas diversas, de belezas naturais indescritíveis. Acorda brasileiro! Seja patriota agora, amanhã e depois! Não só de 4 em 4 anos. Seja patriota em outubro, ao escolher o seu candidato. Ame seu país independentemente de ter vencido ou não a Copa do Mundo. Dane-se se o Dunga não escalou corretamente os jogadores. E daí que a Globo manipula? Oras, minha vida não vai mudar por que o Brasil perdeu a Copa. O mundo conhece nossos problemas graças a uma mídia injusta que faz questão de frisa – los, portanto resta a nós mostrarmos o que o brasileiro tem de melhor. Bom, se vocês me dão licença, vou pegar minha bandeirinha dobrada na gaveta e colocá-la agora no carro e dizer a todos que eu, com ou sem taça, tenho orgulho de ser brasileiro!



sábado, 19 de junho de 2010

Vinte e Três.

"Feliz aniversário
Envelheço na cidade
Feliz aniversário
Envelheço na cidade..." (IRA)

Completar mais uma primavera está sendo maravilhoso para mim. Chego aos 23 feliz, pois tenho tudo que me satifaz: amigos que eu amo, um ótimo emprego, uma faculdade encaminhada, uma família maravilhosa e uma ótima saúde. Hoje eu olho para trás e vejo o tanto que amadureci. Quantas coisas eu fiz e não deveria ter feito. Quantas coisas não fiz, mas deveria ter feito. Quantas situações eu vivi, quantos amigos eu fiz e quantos há tempos partiram sem deixar notícias. São 23 anos de vida que fizeram aquilo que eu sou hoje. Ao assoprar as velinhas do bolo desejo que nos próximos 23 eu possa viver intensamente como vivi até hoje e possa fazer tudo aquilo que eu queria, mas deixei de fazer até hoje. Desejo que nos meus próximos 23 anos eu continue tão feliz como estou hoje! Hoje é dia de alegria e quero que todas as pessoas que eu amo estejam presentes nos meus próximos 23 anos, para soprarem as velinhas comigo ou até mesmo me cantar parabéns às 00 horas na virada do meu aniversário.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Come as you are!


"Deixe ele viver em paz.
Cada um sabe o que faz.
Deixa o homem ter marido.
Deixa a mina ter mulher.
Deixa ela viver em pé.
Cada um sabe o que quer
O que é que tem demais cada um ser o que é?
Deixa ele chorar em paz.
Cada um sabe o que fez.
Deixa o tempo dar um tempo.
Cada coisa de uma vez.
Deixa ele sorrir depois.
Deixa ela sorrir também.
O que é que tem demais cada um ser dois ou três?"

(Se liga aí - Gabriel o Pensador)





Mostrar de uma maneira sutil um problema secular é muito complicado, diante da visão preconceituosa que as pessoas insistem em manter. Não sou adepto dos lanches do Mc Donald's, muito menos sou fã dessa empresa, mas convenhamos que essa propaganda veiculada na França, e alvo de muitas críticas, foi genial. Serviu para que a sociedade abrisse os olhos para os problemas que o preconceito causa.

Desde que o mundo é mundo as pessoas são diferentes umas das outras: algumas são gordas, outras magras demais; algumas são muito baixas, outras altas demais; algumas são brancas, outras negras, outras, ainda, amarelas, enfim, existe apenas uma única coisa em comum a todos - a capacidade de pensar. Um hétero se difere de um homossexual apenas pelo modo de amar, isso seria motivo para brigas, injúrias, morte? Não seria mais fácil apenas aceitar que o mundo mudou, que o comportamento do homosapiens mudou novamente, como vem acontecendo a bilhões de anos?

Não estou aqui erguendo qualquer bandeira, pois não é a função deste blog, mas sim atentando para o comportamento humano diante das diferenças, em pleno século XXI. Um pensamento impulsionado por dogmas que foram impostos há centenas de anos, e que o ser-humano não consegue se desfazer. O preconceito surge com a fé e esta é o argumento mais fácil para justificar pensamentos preconceituosos: "Deus falou que é errado"; "a Bíblia disse que é errado"; "o pastor falou que é errado"; "o padre falou que é errado" - o HOMEM falou que é errado. As leis, os códigos, o modelo de comportamento foram todos ditados pelo homem, e colocados como dogmas, seja pelo poder da palavra, seja pelo poder do porrete. Cabe a nós mesmos, animais pensantes, mudarmos nossas atitudes; fazer um esforço e aceitar que a pessoa que está ao seu lado não é igual a você e isso é normal , por que ter raiva dela?"

Propagandas como estas somente vêm reforçar que a mídia, fundamental na formação da opinião humana, também tenta diminuir o preconceito existente dentro das pessoas. Faz isso de uma forma sutil, longe da forma apelativa como alguns grupos tentam se impor (parada gay, por exemplo). Infelizmente no Brasil propagandas como esta não são colocadas, afinal, nossa sociedade ainda precisa amadurecer um pouco mais para aceitar este tipo de mensagem. Mas acredito que estamos progredindo, a passos lentos, mas estamos. A sociedade progrediu a passos lentos todos esses anos e assim continuará. Não adianta "passar a carroça na frente dos bois", como diz minha mãe, mas sim tentar tornar as pessoas menos preconceituosas, aos poucos, afinal, quem nunca fez um "pré conceito" de alguém, que atire a primeira pedra!